Porque que a robótica é ideal para a educação tecnológica?
Se estamos a falar de pais ou educação escolar, muitas coisas foram substituidas nos ultimos anos devido à tecnologia que avança. A educação é um grande desafio para os próximos anos. As novas tecnologias estão em todas as partes, e enquanto a sociedade se está adaptando lentamente , nós também precisamos melhorar a educação para gerir estas tecnologias. A robótica é uma optima maneira de proporcionar às crianças e alunos uma educação de tecnologia mais eficiente. Bem, na verdade , qualquer pessoa com qualquer idade pode aprender a tecnologia através da robótica!
Se existem disciplinas espectaculares da informática, a robótica seguramente ocupa o primeiro lugar. Claro, pode-se argumentar que os robos são realmente um assunto em separado; a importancia dos computadores em sua composição, no entanto, está a crescer, classificamos robótica como uma sub-disciplina da computação.
Como tal, a investigação fundamental na área da robótica é feito em teoria e algoritmos. Os investigadores em robótica estão nas seguintes áreas: inteligencia artificial , estatistica , algoritmos , geometria . geometria diferencialm álgebra, teoria de sistemas. Alguns projectos de "escape" em ramos exóticos, como neuro-biologia, psicologia, medicina, fisica e mecanica, etc., dependendo das aplicações dos robos em questão.
|
|
Robótica e crianças o caminho para aprender enquanto se divertem
O mundo da robótica pode servir para os mais pequenos começarem a adquirir conhecimento enquanto se divertem brincando.
Uma das melhores maneiras de aprender é quando o exercício de aprendizagem é realizado através de uma tarefa divertida. Demonstrou-se que quando uma pessoa, independentemente da idade, consegue se divertir, ele assimila mais rapidamente os conceitos que lhe foram apresentados.
Aplicar novas metodologias para que as crianças aprendam mais e melhor é um campo em pesquisa contínua e, como resultado,
a robótica para crianças está emergindo como um bom aliado para alcançar essa conjugação entre obrigação e devoção. Numa fase em que as pessoas têm uma imaginação transbordante e um desejo contínuo de descobrir coisas novas, a proposta de testar o campo dos robôs, com tudo o que se esconde por trás deles (física, electrónica, electricidade, mecânica, linguagem de programação, etc.), parece algo perfeito.
A verdade é que isso funciona. Muitas das grandes empresas de brinquedos estão a começar a apostar neste campo com mais e mais força para facilitar outra forma de entretenimento que, além disso, permite misturar o lazer com o ensino de forma natural e divertida. Temos, por exemplo, o caso do LEGO.
A empresa agora também oferece pacotes de robótica Lego com os quais fazer criações predeterminadas montando-as do zero e depois usá-las como autómatos.
Mas quais são realmente as vantagens da construção e preparação de robôs para as crianças? O potencial da robótica infantil é muito maior do que pensa e, em seguida, vamos expor todos os benefícios que isso implica em face do treinamento e preparação dos mais novos em casa. Há muito mais por trás do aprendizado e do lazer. Um conjunto de factores que o enriquecerão mesmo como pessoa.
Diversão
Quer que o menino se divirta? Compre um kit de robótica. Se ele é uma criança com imaginação e curiosidade, permitir que ele dê forma a essas ideias que vêm à mente é perfeito. Alimenta ainda mais esse potencial criativo que já possui e, além disso, o deixa fazer algo tão saudável como se divertir enquanto ele aprende por si mesmo fazendo todo tipo de construções e aprendizado com base em tentativas e erros.
Alimentar a criatividade
Já o mencionamos antes, e não foi em vão.
A robótica serve para fortalecer a criatividade das crianças, não só porque pensam em conceitos novos para tentar dar vida, mas também porque o processo de fazê-los tem que criar nos seus cérebros a busca de soluções para todos os problemas que possam surgir durante a montagem e ultrapassando as dificuldades.
Mais tolerante às frustrações
Nem sempre que ele começa a trabalhar tentando fazer uma criação robótica a vai conseguir concretizar. Na verdade, provavelmente toda vez que tentar fazer algo acabará por falhar.
Este procedimento de aprendizagem, como já mencionamos, começa com o teste e erro, e é precisamente como a frustração é assumida até que seja completamente tolerada. Se comete muitos erros, aprende e, se aprender, consegue superar essas barreiras frustrantes.
Injecção de auto-estima
Não há nada mais satisfatório do que ver como a sua criação não está apenas terminada, mas também funciona como queria. Pode ser que o processo até a resolução final tenha algum outro momento de frustração a superar,
mas quando finalmente tiver o resultado que queria, esse sentimento é um impulso perfeito para a auto-estima do mais pequeno. Além disso, vendo como ele é capaz de alcançá- lo, ele começa a pensar sobre o próximo objectivo, entrando em um ciclo de melhoria perfeita para continuar aprendendo enquanto se diverte.